Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2014

"Novo" motor

Depois de MUITO tempo sem postar, apesar de não ter prometido pra ninguém que teria posts periódicos aqui, mas só para atualizar a situação atual do Opala. Seguem algumas fotos do trabalho feito no motor do carro, recebendo além do comando de válvulas, algumas atualizações, como um defletor no cárter pra manter a estabilidade do óleo em curvas, acelerações e freadas, e um cabeçote vindo do Omega, além de tudo isso ser montado com taxa de compressão aumentada.




A escolha do cabeçote do Omega foi óbvia, como o carro vai receber um sistema de injeção (o sistema de injeção em si fica para uma serie de postagens só para ele) os dutos individuais são essenciais para extrair o máximo do sistema, tanto em potência, quanto em consumo, além do que a afinação do sistema fica sendo muito mais direta, pois se tem certeza de quanto foi injetado em cada cilindro, e isso é sempre uma duvida nos motores de dutos geminados. Além do fato de comprei o cabeçote junto com todos os coletores, o que tornará a instalação da injeção eletrônica uma montagem de lego (assim espero).
Outra alteração para o sistema de injeção foi o distribuidor. Para que o sistema de injeção funcionasse era preciso instalar um sensor de rotação, e para isso o sistema original do ômega não ia funcionar (Até ia, mas com bem mais trabalho). A solução foi fazer eu mesmo o novo sistema. A partir de um distribuidor velho, projetei um sistema com uma roda dentada e um sensor de fase, montados juntos no corpo do distribuidor. Dessa maneira, toda adaptação se resume ao distribuidor que é uma peça pequena para levar ao torneiro além de ser possível testar em bancada, e não tenho que colocar um sensor de rotação em um lugar do motor (roda fônica) e outro lá do outro lado (sensor de fase), tudo isso fica junto dentro do distribuidor. (Também descobri que a Honda já havia feito isso no sistema de injeção dos motores da serie B (os quais eu sou fã)).


Por enquanto, é isso!

6 comentários:

  1. meda uma ajuda estou com poblema na di reção opala 90 esta igual uma gelatina ,uma orientação..http://gmecanictec.blogspot.com.br/ (lucruz380@bol.com.br)2178620633 /99*140273 luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o sistema de direção do Opala tem várias "manhas" pra ficar direito (mesmo assim ainda acho o carro uma gelatina). Mas vamos lá: primeiro coloque a caixa de direção no centro (gire até os 2 batentes e ache o meio), depois verifique se com ela no centro os braços pitman ficam apontados pra frente. Isso garante que as barras de direção fiquem com o mesmo tamanho ao alinhar. O volante também tem posição certa para ficar, se ficou errado, saque e coloque no centro.

      Excluir
  2. Estou acompanhando este seu blog a algum tempo já. Estou com alguns planos de aprimorar meu opala também. Antes de achar seu blog ja havia feito muito projeto de melhoramentos, mas nao sou Engenheiro Mecanico, sou Designer de Produto. Estou empacado pois comecei a adaptar o sistema monoponto de injeção do Monza, pois tem motores 4cil com muita semelhança..
    -Gostei muito do sistema que fez para adaptação do distribuidor com essa roda dentada. Se possível, teria como trocarmos mais ideias e mais detalhes sobre este e outros itens do seu projeto?
    Pelo que vejo temos ideais parecidos. abs

    Ps: a geometria da suspensão traseira que projetou, com a eliminação da barra panhard e a relocação das molas, é a mesma que queria fazer para alterar as bandejas por tubos mais firmes. Ou trocar pelo Omega, que estou muito atraido pela ideia. abs2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, tudo bom? Claro que podemos trocar idéias, o blog serve também para isso! Podemos trocar e-mail sobre os projetos. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, estou com um projeto parecido. Você já chegou na parte do alternador? Falta um furo no cabeçote do Omega.. como solucionou isso?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,se possível queria conversar contigo por email ,achei muito boa tua ideia e queria saber como ficou o sistema do distribuidor. Obrigado

    ResponderExcluir